Estava eu procurando um vídeo raro para postar neste humilde, porém limpinho, blog / buteco quando de repente, não mais que de repente, me deparo com vários cortes do documentário Saravah, de 1969, do francês Pierre Barouh. O gringo, famoso documentarista que prefere ser considerado amador, teve apenas três dias para captar imagens que sinceramente, eu desconhecia até então.
Encontros inusitados, como João da Baiana, Pixinguinha e Baden Powell, no terreiro do Mestre Pixinguinha, em Jacarepaguá, ou o dueto entre Paulinho da Viola, com cara de malandro moço, sem camisa e bebendo muito, e a garota de 21 anitos, Maria Bethânia.
Por falar em cara de malandro, nada mais ilustrativo do que as cenas de Baden, sempre acompanhado de seu cigarro. Nessa época ainda se podia fumar livremente! E é ele que direciona Barouh pelos cenários cotidianos do samba carioca, desvendando cantos, macumbas, influências africanas, tesouros muito bem explorados. Uma verdadeira lição para nós, amantes de uma boa música. Não deixem de assistir.
Ah! E me emocionei sim, com Pixinguinha conversando e tocando Lamento, e João da Baiana, tocando seu pratinho e dançando macumba como um moleque! Rapaz! Sem palavras!
Baixei por um torrent, que depois disponibilizo.
um trecho, retirado do youtube:
Baixei por um torrent, que depois disponibilizo.
um trecho, retirado do youtube:
7 comentários:
Moçada,no início do ano numa turnê dessas do Conexão Vivo,íamos fazer um com Dona Ivone em Campinas. Esse vídeo,Saravah nos embalou até a nossa rainha. A atmosfera desse vídeo é impressionante. Ver o Baden é entender por que o Baden é o maior de todos os tempos. O trânsito dele na música brasileira,a propriedade com os ritmos é comovente e singular. Ver o brilho dos olhos de Pixinguinha é...indescritível. Bethânia,Paulinho,João da Baiana,...vale a pena ver ,rever e ver de novo! Iniciei dizendo show com D.Ivone pq essa atmosfera de doces recordações foi temperada pelo Saravah e nos fez pensar nesse milagre que é a nossa música,nossa cultura.
Saravah!!!
Porra, esse ae é demais.
Viva o torrent, viva o pirateio. Esse dvd ficou na zooropa e demorou uns 30 anos pra chegar aqui.
Mas acho fodasso mesmo é o baden com a Marcia Souza, que voz bacana dessa mulher e que banda divertida que ele arruma. Samba do Veloso, maravilha do papai: http://www.youtube.com/watch?v=KdXQU8j3GqM
Marcia Souza cantando é lindo demais da conta! Coloquei esse vídeo pq a idade dos dois é mais impactante.. hehe
Mestre Jonas! Valeu demais pelo comentário, meu caro! Uma honra tê-lo como leitor deste blog!
abs!
É BANJÃO TEVE A MANHA EM CARA?
ESSE VIDEO É REALMENTE IMPACTANTE!
Olha quem pintou de repente, Negodrama, vulgo "Florzô".
Assistindo video durante o trabalho, bonito, hein!, vou denunciar...
kd o torrent??
kd o torrent??
Postar um comentário