segunda-feira, agosto 01, 2011

Quero ser Chico Buarque


Capítulo 1

Quando são devaneios etílicos

Neste primeiro capítulo o certo seria introduzir ao leitor os motivos que me levam a produzir sobre Chico Buarque. Rasgaria seda e cairia no lugar comum, o que não é meu propósito, valendo lembrar que se eu tivesse esta resposta seria um jornalista e não escritor de fim de semana.

Escolhi percorrer um caminho menos objetivo, que perpassa pontos fantasiosos e experiências surreais, não necessariamente nesta ordem. Certo dizer que, separar o real do imaginário não será minha intenção, muito antes pelo contrário. Espero não ser incompreendido ou, no pior das hipóteses, processado. Entendam como uma mera homenagem...

E caminho na praia, olhando ao longe o oceano, entre Copacabana e Ipanema, sem destino, madrugada adentro. Mineiro avesso ao mar, no Rio prefiro a noite, o samba, os mistérios da madrugada interminável.

Estou meio que embriagado e sozinho. Isso se passou há uns 5 anos atrás, creio eu, e nestes desatinos inconcebíveis, pairando a pé em Copa, decido chegar até a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde imagino encontrar com Chico, talvez saindo para uma caminhada matinal.

Lembro bem que a intenção era boa, mas a ideia não. Percorri longo caminho e encontrei com o primeiro fantasma, dessas figuras lendárias que nunca dormem, e que, sem cerimônias indagou em bom inglês:

_ What´s up, man. black or white?

No mínimo meu cigarro de palha era novamente confundido com maconha, ou talvez a os dreads que antes me embelezavam eram os verdadeiros culpados.

Como minha resposta foi em português embaralhado ele logo percebeu que eu não era gringo. Falei que era mineiro, de BH e ele sem pestanejar:

_ Mineiro? Conheço Milton Nascimento. Gosto muito!

E cantarolou Coração de Estudante, antes que eu pudesse falar que Milton era, na verdade, carioca.

Desvio do assunto, do sujeito e da música. O plano é outro e continuo andando. Mas o Rio é o Rio e as surpresas me esperam. Logo ali em um quiosque, Mulatas, Polacas, Joanas, Beatrizes e talvez alguma Geni, não sei. Ouço meu nome! Interrompo imediatamente os passos e fico a pensar na morte da bezerra, ou, como assim ela sabe meu nome? Uma das moçoilas intervém de copo na mão e pouca roupa:

_ Tá perdido Mineiro?

_ Talvez sim, talvez não – digo evasivo, ganhando tempo. Mas a verdade é que a memória me traía. Quando? Onde? Por quê?

Não recuso o copo e ela me lembra de um porre noites atrás. Nenhum trabalho realizado a meu pedido, descubro aliviado, mas sim a encontrei com um grupo de gringos italianos. Foi onde aprendi que prostituta no Rio fala no mínimo 3 línguas, ou fica fora do mercado. Os gringos se foram e elas ficaram, pois o dia estava fraco e a sede era grande, segundo me disseram.

De consciência limpa e com a honra intacta me transbordo de histórias daquelas sofridas (ou não) mulheres e quando me dou conta já é manhã e Chico não deve ter me esperado.

Aborto a missão, mesmo por que as pernas desobedecem, e o corpo teima em padecer. Saio assobiando Samba e Amor, distraído como sempre, enquanto procuro o caminho de volta para minha BH.



No próximo capítulo descubro que, para ser Chico Buarque tenho antes uma grande fila para enfrentar...

5 comentários:

Leké disse...

Vamo ver no onde vai parar isso!!!

João Carlos disse...

Se vc vai virar chico buarque eu não sei, mas um alcoolatra conhecido já percebe desde o primeiro capitulo.

Anônimo disse...

I really lіke your blog.. ѵery nicе сolors & theme.
Did you dеsign thіs webѕite уourѕelf or did you hire someοne to do it
foг you? Plz гeplу as I'm looking to design my own blog and would like to find out where u got this from. many thanks

Check out my web blog :: www.connectedmarkets.com

Anônimo disse...

Ι'm not sure exactly why but this web site is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll check back later on
and see if the problem still exists.

Check out mу blog pоst ... silk'n sensepil hair Removal

Anônimo disse...

Ηі therе, yеs thiѕ post is геallу plеasant
and I have lеаrned lοt of things frоm it conceгning blοgging.
thanks.

Feel fгee to visіt mу web-ѕite -
www.sfgate.com