quinta-feira, dezembro 18, 2008

O Universo Fantástico da Filosofia de Boteco



Número 5


Dia e hora desconhecidos.


Não me lembro que dia foi. Nem onde estava. Mas foi dia desses, véspera de embriaguês natalina. Sei que me lambuzei, que me sujei. Por sorte, passei despercebido. Como geralmente acontece, não fui notado por ninguém. Ainda bem.


De repente, a escuridão. Tive aquilo. Aquilo, chamado clinicamente de coma alcoólico. Mais de repente que a própria escuridão, o som. Alto, limpo, tocante.


No phone, no pool, no pets

I ain’t got no cigarettes, ah but (...)


Uma música que, dizem, conduziu milhares de pessoas ao hábito de fumar cigarros. Acho péssimo que sejamos tão suscetíveis à opinião alheia. Quanto mais a uma música. Mas continuo. Pois, mais de repente ainda que a escuridão e a música, surge alguém, que não demoro a reconhecer.

_ Oi, Sujeito.

_ Oi, Seo Noel.

_ Já é quase natal e você ainda não fez seu pedido. Não pode deixar as coisas pra última hora assim, que você quebra minhas pernas.

_ Foi mal. Fico feliz por vê-lo.

_ Já sabe o que vai pedir?

_ Sei, sei.

_ Pois diga.

_ Quero uma nova chance.

_ De novo? Faz mais de 20 anos que você sempre faz o mesmo pedido.

_ O senhor sabe: Termino todos os anos com a sensação de que fiz tudo errado. Termino todos os anos precisando de uma nova chance.

_ E eu sempre tenho que ser criativo para realizar seus desejos natalinos. Você tem um gênio complicado.

_ Por que descomplicar o que posso complicar?

_ Por que não faz como seu irmão? Ele sempre pede algo bem concreto. Este ano ele pediu uma grana. Pra pagar aquelas dívidas...

_ Coitado. Pai de três filhos.

_ Ser pai é uma dádiva. Do jeito que fala, parece que ser pai é uma doença, algo grave.

_ Não deixa de ser algo grave. E não vou mudar meu pedido. Quero nova chance.

O bom velhinho faz uma pausa. A música não.


Old worn out suit and shoes, I don’t pay no union dues

I smoke (…)


_ Não quer trocar seu pedido por um IPOD, roupas bacanas e algum status?

_ Não, não.

_ Com esta crise mundial estamos atendendo somente pedidos dos homens de boa vontade. Foi por intervenção direta minha que não cortaram você da lista.

_ Fico grato. E vê se o senhor não demora a entregar minha nova chance.

_ Veremos. Vou garantir nada. Tenho que ir. O SAMU está a caminho, logo você acordará.

_ Seo Noel, tenho dividido experiências pra lá de verídicas com amigos-leitores, em um blog. Será que não dava para mandar uma mensagem bonita para o pessoal? Sei lá, acho que eles iriam gostar.

Seo Noel parece saber que mensagens natalinas estão fora de moda. Mas aceita o desafio. O velhinho é razoável com as palavras.

_ Que esses seus amigos-leitores contaminem-se pela paz. Se a paz for impossível, que, ao menos, não exagerem na violência física. Que eles entendam o absurdo que é dirigir embriagado. Que seus amigos-leitores não se afastem das pessoas belas e de bom coração; nem deixem que as pessoas de bom coração se afastem. Vivam! Vivam e me esqueçam! Deixem-me em paz e deixem os presentes para outra data, quando os preços serão melhores!


As palavras do bom velhinho tocam-me a alma. Despertam-me de volta à vida. O SAMU chega. A escuridão e Seo Noel somem. A música continua.


I sing,

Trailer for sale or rent

Rooms to let fifty cents (…)


Sinto dores freqüentes em meu estômago. Sinto orgulho por não ser Flamengo. O Universo Fantástico não pode parar. Porque o mundo gira. Dá voltas e mais voltas. Mas não dá muitas explicações.


*********************************************

Texto: Alexander Reis

Ilustração: Pablo Leandro


Eventos Culturais (orkut): clica ai

8 comentários:

Anônimo disse...

Meninos,
Parabéns!

Meu cartunista a cada série, eu fico mais orgulhosa de você! E o Noel de VL, ficou um máximo! hehehehehe

Leque... Adoro seus textos, em temas natalinos... poxa... Ficou perfeito...

Ah! Fico com receio do Noel, quebrar as lojas de “lembrancinhas”, poxa, a crise está em alta, vamos injetar dinheiro no comércio... Se não, os vendedores não terão peru na ceia do Reveillon, não pagarão o IPVA e nem o IPTU... kkkkkkkkkk

Natal... Época de colocar a mão no bolso e comprar uma “lembrança” com o 13º desespero do ano. É também momento de devolver o dinheiro para os grandes empresários, afinal, a grana só vem para passar o natal com nós e tem que voltar...

FiCoU eXcELeNtE!

Adorei...
Beijos aos dois!

Anônimo disse...

Lex, esse foi disparado o meu preferido. O lado sutil e inteligente do seu texto, em minha opinião, são melhores ainda que as piadinhas. Está ótimo! bjin.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, principalmente o conselho do Noel.


PS. Esse Sujo precisa rever alguns dos seus conceitos.

Anônimo disse...

Acho que fui cortada da lista do Seo Noel...ele ainda nem veio me perguntar q q eu quero esse ano! HUMPF

Mas o Leke ele não corta não, pq gente com esse coração e talento, até eu coloco na minha lista! rs rs

E os conselhos do bom velhinho...concordo DEMAIS!

Boas festas e beijos

TIAGO SÂNZIO disse...

seu melhor texto viu Leque! Parabéns!!!

Anônimo disse...

tds temos orgulho de não ser flamengo! mas como faco pra ver os outros textos/?

TIAGO SÂNZIO disse...

para ler os outros textos deste autor basta clicar no nome Alexander, no marcador logo ao final!

Anônimo disse...

doido Alex! Parabéns! Ficando cada dia melhor!

Abraços!