segunda-feira, junho 29, 2009

Gênesis



Nesta última sexta feira fiz 26 anos no dia 26 do mês 06. Nada mais cabalístico não é mesmo? No entanto, os anos passam, a vida passa, tudo passaaaa, tudo paaassaraaaaaa, eles passarão, eu, passarinho.

Vem chegando a idade e começamos, no geral, a nos preocupar mais com as coisas da vida. Por exemplo, antes mesmo de pensar em vender um dos rins para pagar as contas, passei a ler muito Foucault, nem sei bem por que, e descobri que ele nasceu em 1926 e morreu no dia 25 de junho de 1984, um ano depois do meu nascimento. Vai vendo.

Querem mais coincidências? Começaremos do começo. Nasci no dia 26 de junho de 1983, no Hospital Maternidade Promater, às 06 horas da manhã, que fica na Rua Rio Pomba, quase esquina com a Rua Vila Rica. Até aqui tudo normal, se não fosse o fato desta rua ter se tornado tão importante para mim.

Neste pequeno trajeto existe nada mais nada menos do que o Cartola Bar, um dos lugares onde mais freqüento, além é claro do Chorinho do Bolão, na parte de cima. Quantas vezes subi por este caminho embriagado, entorpecido. Sozinho ou muito bem acompanhado. Ai ai...

São várias as lembranças. E o meu berço logo ali, ao lado. Teimo em dizer, que quando nasci um anjo muito torto, desses que vivem pelas madrugadas, a cantar, esquecendo o que passou, gritou em meu ouvido: Vai nego, cambaleante, sambando, ser gauche na vida.

Fui crescendo é claro, como toda criança, quase normal. Lembro-me bem que um dos momentos mais felizes da vida foi quando ganhei meu primeiro livro. Abri e falei com mãe, com grande inocência: Eu tenho que aprender a ler hoje, de qualquer jeito. Isso ela que conta e ri. O livro era Patati patatá, um clássico. Eu tinha 06 anos.

Aprendia a ler, não naquele dia, é claro, mas fui bem precoce. Nesta idade, a precocidade em nada incomoda, muito antes pelo contrário.

Depois deste acontecimento, muita coisa de importante aconteceu. Quem sabe eu relate um dia. É só vocês esperarem pela publicação da minha auto-biografia não-autorizada.

Até o presente momento, aqui estou, morando sozinho, trabalhando muito, pegando ônibus, descendo em frente ao Promater, virando à direita, subindo a rua, entrando no Cartola, pedindo uma Brahma, acendendo um paioso, ouvindo um samba, só na alegria, uma esperança vaga que eu já encontrei.

Acabo então esta crônica, meus caros, e me vejo aqui em frente ao computador, ouvindo o grande e pouco conhecido (infelizmente) sambista Batatinha, com a música Imitação, na voz de Gilberto Gil, que nasceu que dia? Que dia? Que dia?
26 de junho é claro.

Abraços a todos e obrigado pelos votos de felicidades, pelo orkut, telefone, mensagem, sinal de fumaça e pessoalmente. Fico muito feliz, de verdade!
**********************************************

15 comentários:

Venúncia disse...

Adoro coincidencias meu caro, vou pensar se tenho algumas pra dizer no meu blog. Esse Tiago com reflexões existenciais e auto-biográficas é o meu preferido. Bye..

Inez disse...

Parabéns pelo seu aniversário.
gostei da crônica, uma reflexão sobre a vida e suas coincidências.

Unknown disse...

Primeiro, adorei seu estilo de escrever, natural, divertido, espontâneo e tal, a crônica é muito gostosa de ler. Legal a sacada das coincidências, q vida interessante a sua... E aah, parabéns atrasado!

http://anacarolinolandia.blogspot.com/

Euzer Lopes disse...

O número 6 te persegue...
Até eu, comentando seu blog, também nasci num dia VINTE E SEIS, só que de janeiro.

Leké disse...

Massa!!

Acho que o primeiro livro que me lembro que li foi "Eu, Christiane F., drogada e prostituída". Depois assisti o filme, claro.

ED CAVALCANTE disse...

Sobre essa história de números e coicidências, me contou um amigo:"Rapaz, um cara sonhou com um monte de números "7". Quando acordou, eram 7 horas. Ligou a tevê, e estava no jornal das 7, no canal 7. Ele, diante de tantas coicidências, resolveu apostar. Pegou tudo que tinha na poupança e foi pro jóquei. Lá ele apostou tudo no cavalo de número 7. Não deu outra, o cavalo chegou em SÉTIMO LUGAR! kkkkkkkkk

Tiozim disse...

Quanta coincidencia =D
Dizem que da sorte.
Mas boa idéia de blog
Estava lendo outros posts e achei bem bacana tmb
Boa sorte com o blog =D

Adelino disse...

Acho que este foi meu primeiro livro tb.

Abraço, saúde e samba.
(gostou da saudaçõ que criei agora)
Feliz aniversário

TIAGO SÂNZIO disse...

Referências e citações usadas: Nelson Ned
Mário Quintana
Candeia
Cartola

ninguém perguntou, mas fiquei tentado a dizer... hehe

joao carlos disse...

Parabéns mais uma vez. E cuidado com essas coincidências, do jeito que vc tá indo vai acabar ficando 52 horas acordado, já que 26 é todo final de semana né.

Pobre esponja disse...

Número é uma imvenção... é só coimcidência. Apesar de qde sexta feira 13 não saio de casa... hehe

abç
Pobre Esponja

TIAGO SÂNZIO disse...

Obrigado pelos comentários...
e pelos parabéns novamente.. hehe
a comemoração foi tanta que até gripei... phoda... fazer o que..

MiChELe BrAgAnÇa disse...

Menino!

Adoro ler as suas palavras, pois, sempre trazem sensações agradáveis!

Adoro números! Nasci em 21/12... Se você ler da esquerda para a direita ou vice e versa, é a mesma data! Acho um máximo!!!!

Poxa, Foucault, Michel?? Ele nasceu em 15/10/1926... mais uma coincidência!!!! (achei que ele tinha morrido em 25/06...)

Beijos

TIAGO SÂNZIO disse...

é Michele... fui conferir e a maioria estava como sendo dia 25... corrigi já.. rs
brigado!!

Unknown disse...

Oi Tiaguetes... adoro sua escrita. É leve e soltinha igual vc...
Adorei te ver no seu dia 26, foi muito divertido... vou esperar dia 26 de julho pra ir na casa nova... hehehe
Bjssss