sexta-feira, junho 19, 2009

O Universo Fantástico da Filosofia de Boteco


Número 14

Até os menos renomados filósofos de boteco sabem: dividir o silêncio é a maior das intimidades que existe. Disparado a maior. Dividir um segredo, e digo como comparação, é fácil. Há quem entregue o maior dos seus segredos só para não ficar calado, para se ter uma idéia. Mas o que só os mais experientes sabem é que o silêncio e a sinceridade são armas que devem ser usadas com parcimônia.

Domingo, 0h, 24min.

Todos devidamente introduzidos, digo, situados e cientes de que partilhar o silêncio gera mais confiança que qualquer atestado de bons antecedentes poderia, avanço.
De antemão, peço desculpas por preservar a identidade do amigo protagonista do caso que segue, pra lá de verídico. Não posso dizer quem é. Com a privacidade dos colegas não se brinca. Na impossibilidade de identificá-lo, para facilitar as coisas, vou chamá-lo apenas de João, o mais comuns dos nomes.
_ ...
_ ...
_ ...
Registro que vivíamos aquele silêncio transcendental, óbvio que não trocávamos olhares ou risinhos. Os amigos sabem, não tenho inclinação para a coisa.
_ ...
_ ...
_ Sujeito.
_ Diga, João*.
O colega sentia-se, creio, mas não tenho certeza, tranquilamente à vontade com o silêncio. Se ele iria dizer algo, é porque realmente precisava.

_ Mas você não pode contar pra ninguém. Segredo.
_ Tranquilo. Manda.
_ Tem que prometer.
_ Está prometido.
_ É sério.
_ Promessa feita, promessa paga.
_ Beleza. Mas você jura?
_ Então não conta.
_ Está bem, vou contar.
_ Eu disse para não contar.
_ É que...
_ ...
_ É que...
_ É que o quê?
_ É que não sei como dizer.
_ Pois não diga.
_ Sou do balacobaco.
_ ...
_ ...
_ Nããão.
_ Sim.
_ Não entendi, quero dizer.
_ Como você diz mesmo?
_ Eu?
_ Quando você fala dos...
_ Dos o quê?
_ Sou biba!
_ ...
_ ...
_ Nããão.
_ Sim.
_ Nããão.
_ Sim.
_ Desde que soube que você é flamenguista, desconfiei!
_ Não brinca. É sério.
_ Só que eu desconfiava mais do Luiz. Você está falando sério mesmo?
_ Sério.
_ Aí, santa!
_ Pára.
_ Então você é da turma da fronha mordida? Do time do azulejo arranhado? Na salada de fruta, você é a pêra?
_ Fala baixo. Vou ficar no armário por enquanto.
_ Nas suas gavetas eu não mexo.
_ Sem gracinha.
_ As mulheres amam os gays, sabia?, aproveite que virou biba e cai matando.
_ Sem palhaçada. E eu não “virei”, mas descobri.
_ Quando meu irmão, canalha, descobriu que os jeitosos estavam em alta com as meninas, ele desmunhecava por canalhice.
_ Sem essa.
_ Aí começaram a insinuar que ele era do babado e ele disse: “é, para ser gay tem que ser muito macho. Estou fora”.
_ Só que eu sou gay pra valer.
_ Agora senti firmeza, Sr. Queima-rosca.
João* não responde.
_ Aposto que você é passivo, não é? Você tem cara de passivo...
_ ...
_ Desculpe, você sabe, a gangue do arco-íris tem meu respeito.
_ Não deixe mais escapar as oportunidades pra ficar calado, então.
_ O silêncio tem nuances incontáveis, meu amigo.

***********************************************************

Texto: Alexander Reis
Desenho: Pablo Leandro

13 comentários:

Rodrigo CMT disse...

Prezados,
todos devem concordar que não muita diferença entre flamenguistas e cruzeirenses. São da mesma turma, eu sempre soube.
Abraços.

Luciene disse...

êê Lex,
a história do Sujo com o João me lembrou um pouco a história de Vanderlei e Odilon, conhece????? hihihi... é...

Luizhim,o desconfiável disse...

Há, que engraçado, "eu que desconfiava do Luiz". Pior que é a única veracidade do texto. Babaca.
Rá.

Alexander disse...

Luciene,
conhecer eu conheço, mas não se é o caso, não...

E fico demais agradecido pela presença constante aqui. Valeu!

Milena disse...

Ha, com tanta piadinha machista não fica difícil entender pq o queima a rosca não sai do armário, coitado!
texto gostoso de ler demais!
Bjo!

Venúncia disse...

Não sei o que dizer!
....
Agora fiquei confusa, é o diálogo do machista com o "futuro gay assumido"?
Sei não, com todos esses nomes, só consigo imaginar que seja um diálogo entre dois homofóbicos. Bom texto, congratulations!

Aldrin Iglesias disse...

Azulejo arranhado? Mas isso n é para quando estamos com muita dor de barriga? Fiquei confuso.

Abraços

Aldrin Iglesias disse...

esqueci:

"- Nas suas gavetas eu não mexo."

melhor parte. muito bom.

TIAGO SÂNZIO disse...

mudanças e mudanças... vou testando...

Parabéns mais uma vez Leké!! hehe

abs!

Unknown disse...

Boas mudancas! ficou mais arejado. os textos mantem o padrao. Vcs estao mandando muito vem. Saudacoes de semifinalista da Liberta e futuro campeao.

João Carlos disse...

Hum. Pô Leke, João e Flamenguista? Tá de sacanagem comigo né. O silêncio deveria ser o inicio, o meio e o final dessa crônica.

Tati disse...

Alex querideza!!!! Disparada a minha crônica favorita até hoje! Oh, vou reparar um erro de menino só por caridade, viu: Mulher não pega gay, só discutimos os melhores bofes do recinto kkkkk. Quanto ao senhor Sujeito: Do babado é gíria gay, ele tá sabendo demais, viu? Quanto a cara de passivo... tá me saindo melhor que a encomenda e conhecendo TUDO desse universo, heim? kkkk
Só mais uma coisa? JURO que fiquei tentando lembrar qual dos meninos é flamenguista.....cabeça fraca é duro!
kkkkkkkkkkkkk
Beijossss

Alexander disse...

Tati!,
até quando tarda, não falha!

Beijo.