segunda-feira, julho 27, 2009

Congresso


Nunca antes na história desse país eu havia ido num congresso de professores. Foram quatro dias de muita movimentação, na linda cidade de Poços de Caldas, sul de Minas, mas que parece muito mais São Paulo, não apenas pelo sotaque, como também pelos times de predileção. Cruzeiro e Atlético por lá são raridade, uma pena.

Turisticamente falando, fui uma besta quadrada, pois não conheci nenhuma das atrações. Nem as famosas termas de águas sulfurosas. Nem o teleférico. No entanto freqüentei bares, botecos e botequins; fiz amizades diversas e, mais que certo, me diverti muito.

Quanto ao Congresso, foi edificante, mesmo por que meu entendimento quanto à conjuntura político/sindical era praticamente nulo. Meu grande amigo, sindicalista, Rafael Zinoviev Kalado, me explicou o básico, que tento reescrever com o máximo de proximidade possível.

Rafa: Pois então, é o seguinte companheiro camarada. Tem a articulação, que manda, e o conlutas, que é a oposição.
Eu: E nós, caro amigo, estamos de qual lado?
Rafa: Pois então, somos da CTB, estamos no meio, digamos assim. Somos a alternativa que não é pelega e nem radical. Mas também não somos oposição, e no entanto não concordamos totalmente com a situação.
Eu: Somos os mocinhos então? No meio de duas forças inimigas que se atacam?
Rafa (já meio impaciente): Não, rapaz, companheiro, camarada, nós somos nós e pronto. Funciona assim, a articulação tem a maioria e vai ganhar qualquer votação. O Conlutas vai tentar atrapalhar e nós vamos negociar, tendeu?
Eu: Mas se eles já vão ganhar tudo e nada vai mudar, pra que tem Congresso?
Rafa (segurando pra não me bater): Tiago vai pro bar, quando for votar eu te chamo.
Eu: Sim senhor, camarada, companheiro. Agora falou minha língua.

Se não me engano, foi mais ou menos assim.

Mas agora falando sério, infelizmente, num Congresso de Professores o que menos aconteceu foram debates sobre educação. A maioria das pessoas nem sabiam por onde passavam as questões discutidas e com isso, tudo acabava se transformando em uma briga de forças políticas, onde a situação sempre ganhava, evidentemente.

A parte divertida? Perceber como sindicalista, de oposição ou situação, adora gritar, como se todos fossem surdos. Aí me pergunto: Pra quê microfone, minha gente, se eles já gritam tanto. Acho que por isso todos são roucos.

No mais, adorei a cidade, e principalmente as pessoas que conheci, destacando Raquel, Elaine, Grazi, Gabi, Vanusa e outros tantos, acompanhando-me nas noites intermináveis pela cidade, ou nas conversas ou nas refeições.

Aos meus amigos nem preciso dizer. Valeu pela paciência para comigo... Rafa, João, Reinaldo, Dani, Celina. Na próxima prometo que participo bem mais, e outra, vocês me devem uma garrafa de Black Label, calhordas.

Fiquemos por aqui, com novidades chegando, eu garanto.

Abraços a todos!
****************************************
p.s - a foto é da Grazi, usurpiada sem qualquer piedade, por que a anta que vos escreve nunca leva máquina fotográfica.

8 comentários:

Vini e Carol disse...

Realmente parece ser bacana um Congresso de professores, pelo conhecimento que deve ter adquirido nesse dia.

Cara, sinto muito em falar, mas vc perdeu os melhores lugares de Poços!
Ir pra lá e não ver o teleférico, as águas, o Cristo, as cachoeiras, é triste! hehehe.

Meu, se vc entrar em meu blog, nas postagens mais antigas tem um post meu sobre a história de Poços! E as fotos da minha visita lá.

Creio que irá gostar.

Abraços.

TIAGO SÂNZIO disse...

sei que vacilei, mas tenho certo ojeriza por pontos turísticos.. hehe
vou no seu blog sim!
abs!

Leké disse...

kaakakak, ô engraçadinho, bem legal, viu?.

joao carlos disse...

Até que vc entendeu mais que a maioria do congresso. Ou o Zinoviev te explicou bem, mas Stalin e Kruchev estavam preocupados com a sua ausencia dos debates pedagogicos sobre o rumo da educação em Minas.


O Black vc coloca na conta do Reinaldo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nunca antes na história...

desse país.

Houve uma greve como a 1979...
E um Congresso como o de 2009...
Um último almoço como aquele...
Uma crônica como essa...
E uma pessoa bacana como vc...
Adorei seu texto, conseguiu traduzir o q uma gde maioria nem percebeu..
Bjmmmmm

Aldrin Iglesias disse...

Piscina de água quente é maravilhosa. Tu entra e nunca mais quer sair.

Se não é situação e não é oposição, então é PMDB ? Se tiver peso pra negociar, é claro. E se gostar de trabalhar nos cantinhos dos corredores, se é que me entendem...

Não discutiram educação? Mas devem ter discutido aumento de salário. Rs.

um grande abraço a um blog q sempre tem texto bom!

Unknown disse...

Valeu pela lembrança,ótima análise do congresso.
Lembrando que negociar não é ser partido e sim ser sindicato, uma entidade acima das forças partidárias!

Agora o Black vc tinha que pegar o do João aquele canalha!!!