sexta-feira, agosto 14, 2009

O Universo Fantástico da Filosofia de Boteco ­­­


Número 18

Um daqueles dias, qualquer um, um dia comum dos mais iguais que já vi. Em 82,5% dos dias vivemos entediados pelo cotidiano e a rotina, segundo pesquisa de uma universidade inglesa que acabei de inventar. Mas o número é alarmante. Segundo a mesma universidade, o que resta é passar o tempo conversando, haja assunto.

Segunda-feira, 13h02min

Agora, na falta de assunto, reparem depois, para não dizer que estou inventando, não falta nunca um filósofo a improvisar, ou, para ser exato, um improvisado a filosofar.
_ Exatamente! – ele diz.
_ Eu só estava pensando alto.
_ Ah, por isso então, deve ser, um cheiro estranho no ar...

Bicho-do-mato, ele mesmo, quem mais poderia?, desgraçadamente infame, Macunaíma da periferia, mas cotidianamente meu amigo.
_ Estou escutando.
_ Desculpe, só estava pensando alto, tanto que o elogiei.
_ E dizer que sou seu amigo é elogio?
_ Na ausência de um elogio melhor...
_ Garçom, vê pra nóis dois Kaol, será que Kaol eu digo no plural?, não faz mal, vê também aí uma cerveja, que antes do almoço é muito bom, pra ficar pensando melhor.
_ Mal me faz é um cochilo depois do almoço. Ovo dá pesadelo.
_ O segredo é peidar todo o ovo antes de dormir!
_ É?
_ Mas, Sujeito, que irônico, olhe só, estudei a vida toda e a vida inteira em uma escola plural e até hoje passo mal com os plural, foda.
_ Treine colocar um s depois do Kaol; “é isso”.

Na carência de uma conversa razoável, lembro que Kaol, o nome, não surgiu do nada: é k de cachaça, a de arroz, o de ovo, l de linguiça. Infelizmente o torresmo, a farofa e a couve não couberam no nome.

_ Mas cabem no meu prato, Deus abençoe o Café Palhares, desde 1938, por isso.
_ Eu só estava pensando alto.
_ Senti um cheiro mesmo, mas veja só, Sujeito, que irônico, futebol é mesmo um universo fantástico à parte, o mundo fora dos mundos, bem melhor que qualquer filosofia abilolada.
_ Na falta de assunto, só se for.
_ Olhe só, o quê que é isso!, quem diria o quê disso?, Sarney, Lula e Collor, no mesmo time, beijando o escudo, matando no peito e tocando a redonda. Se antigamente não era só pernada, era cotovelada, carrinho por trás; sabe, pra mim, acabou o amor à camisa.
_ Ali são todos profissionais, pais de família. Só que a janela de transferências está aberta nessa época.
_ Nessa?
_ É o que dizem, mas no futebol não tem rotina.

_ O grupo tava desacreditado, agora tá unido, com humildade, o esquema definido, atenção na bola parada, respeitando o adversário, mas aproveitando as oportunidades... chegou!, ó os Kaols!
_ Bom apetite – e começo a mastigar sempre pelo torresmo. Hábito.

**********************************


Texto: Alexander Reis

Ilustrações: Pablo Leandro

7 comentários:

MiCheLe BrAgAnÇa disse...

Leque,
Adorei a idéia do plural... kkkk
Morro de rir... putz! Meu diretor, que senta olhando para mim, nada entende... Só pergunta: - Tudo bem? Posso te ajudar?

Adoro seus textos... Sou fã...
Beijos

Obs.:Está sem ilustração.

Unknown disse...

Muitoo bom Lequê! Adorei essa associação de política e futebol. Fora os petiscos com o "Kaó" dos governantes! Massaa! Parabéns! Só faltou as ilustrações de pablito!:(

Leké disse...

Pablo,
ótima a sacada do desenho, já que consta que o café Palhares também foi muito frequentado por um outro ex-presidente, Juscelino Kubitschek, quando prefeito de Belzonte.
Gostei até!

MiChELe BrAgAnÇa disse...

Leque,
Obrigada, por me avisar!
Realmente, o desenho ficou muito bom, representou bem o texto...

É isso aí!
Pablo... mandou muito bem...

Banjo!!! Acorda mais cedo... hehehe
Beijos

Luciene disse...

Lex, Lex,
concordo que o desenho ficou uma graça! que a comparação foi ótima, não dá pra dizer que não faz sentido...
mas eu amo o Lula!

TIAGO SÂNZIO disse...

desenho ficou fino mesmo...
e o txto tb, como sempre!

acordar cedo? a neeemmm... ainda mais depois tanta madrugada.. rs difícil!

Aldrin Iglesias disse...

Fiquei com fome de Carol, digo, de Kaol.
ô trem!