segunda-feira, outubro 06, 2008

Eleições Municipais ou um motivo a mais para ser gauche na vida



Domingo último foram realizadas as eleições Municipais em todo país. Não tendo eu respeitado em momento algum a chamada Lei Seca, acabei sem qualquer fato engraçado ou relevante para contar. Quase uma amnésia alcoólica seletiva. Mesmo por que eleição é coisa séria.


É tão séria que em 2006 conseguimos eleger candidatos com o quilate de Frank Aguiar (o cãozinho dos teclados auuu) e Clodovil Hernandes ambos em Sampa e pelo orgulho de ser belorizontino, Antônio Roberto aqui nas Gerais. Sinceramente não acompanho o mandato de nenhum deles, o que é um erro da minha parte, confesso.


Não sou dos melhores ativistas e muito menos teria paciência de conversar com pseudosqualquercoisa. No entanto, faço valer o poder de escolha, indo para o local de votação, que não chama zona á toa, sempre convicto de que estou votando no melhor candidato. Já é alguma coisa, poxa.


Levei minhas priminhas comigo, para ir ensinando a elas a importância de tal ato. Inclusive mostrei como o povo é porco (sem querer ofender os suínos) ao encher o chão de santinhos. Sou um bom primo mais velho!


Depois de uma fila básica num corredor apertado e muito calor, elas apertaram as teclas e confirmaram meu voto. Coisa linda de se ver. Estava completo o grande milagre da democracia brasileira.


Saí da escola e meu primeiro ato foi abrir uma Brahma gelada e tocar meu pandeiro, pra relaxar de vez. Família foi chegando e juntando como era de se esperar. Mais uma desta, só no natal, eu acho.


Na semana que passou tentei falar com meus alunos sobre a importância de um voto consciente. Não me levaram muito a sério. Talvez porque a descrença já é geral, ou porque não consigo tirar o sorriso do rosto (meio amarelo) ao falar de política dentro de sala. Me acham um tanto palhaço, sei lá.


Sempre que explico estado teocrático, dou o seguinte exemplo: É como se Aecinho fosse considerado deus em nosso estado, quase como realmente acontece. A piada é péssima, né? Mas eles sempre prestam atenção, fazem algum comentário malicioso relacionado à cocaína (por que será?) e acabam assimilando.


Política é piada ou um caso sério? Os dois pra ser exato, dependendo de quem está analisando. Meus amigos às vezes passam a noite inteira conversando apenas sobre política e educação (leia-se problemas na educação). São professores de história assim como eu, ou seja, chatos como só um historiador sabe ser.


Pior, apenas quando ainda eramos estudantes de história. Entram nessa também quem faz direito , jornalismo ou filosofia. Mas são meu amigos, apesar de tudo.


A verdade é que hoje não consigo fazer graça quando vejo um debate ou coisa do tipo e digo mais, vai ser um sufoco votar neste segundo turno. Acho que desta vez vou sozinho, pra não passar vergonha com minhas priminhas ao dizer o número do candidato menos pior.


Abraços, boas escolhas e bom voto!


***************************************************************

P.s... A novidade vai ficar pra depois... num deu tempo de preparar... Paciência, paciência...

10 comentários:

TIAGO SÂNZIO disse...

A tirinha é a Mafalda, do cartunista argentino Quino! Sempre bom!!

Filipe Araújo disse...

"Sempre que explico estado teocrático, dou o seguinte exemplo: É como se Aecinho fosse considerado deus em nosso estado, quase como realmente acontece. A piada é péssima, né? Mas eles sempre prestam atenção, fazem algum comentário malicioso relacionado à cocaína (por que será?) e acabam assimilando".

este parágrafo pode render um sumiço repentino do blog. cuidado! jeje

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Adelino disse...

Boa Sãnzio, queria ter passado uma eleição assim, com voto sossego e uma brahma.

mas a vida é assi m um dia a gente perde no outro eles ganham.

abraços meu caro.

Anônimo disse...

Concordo que historiadores, bacharéis em direito e filosófos são invariavelmente chatos.

TIAGO SÂNZIO disse...

Quem é o anônimo? mistériooo....

Unknown disse...

Melhor ir sozinho mesmo. Com estas duas boas opcoes que temos para o segundo turno da vontade de fingir que estamos fora da cidade e justificar o voto.

Aldrin Iglesias disse...

Também acho o Português muito complicado. Cê vê: outro dia eu fui no armazém e lá vi ele com uma japonesa misteriosa...
(essa foi horrível)

Bom mesmo foi a observação do Filipe... (risos)

Abraços !!!

Anônimo disse...

concordo com tudo!!
tristeza de segundo turno!! cada vez mais me convenço que ser burro é o q dá certo. Mas não conseguiria ver as coisas tão simples.
O coisinha estudou nas melhores escolas e faculdades, desvia dinheiro pro pai, a família é dona de cartórios em BH...finge que é humilde, fala errado e tem chance de ganhar eleição
O outro triste desempregado virou empresário da noite pro dia e hoje até dispensa o salário de prefeito...
Paciência... paciência...

Anônimo disse...

Vc achava chato os debates que constumavamos ter? Fiquei ofendido. Já acabamos com a fome na africa em nossas discussões e vc simplismente acha chato?

Mas lendo este post fiquei com vontade de tomar whisky, debater sobre o futuro da humanidade e jogar uma bela partida de poquer.

Obs. Enquanto isso cuido do Luiz e vc indo pro samba.

TIAGO SÂNZIO disse...

quem pariu mateus que embale, meu caro... heahaeha