terça-feira, outubro 14, 2008

Nesta cidade, em que mora o samba


Certa vez, quando ainda era um pequeno catarrento (hoje já sou um catarrento crescido) estava mexendo em alguns discos na casa de Vovó Dona Ilda, com sua permissão é claro, quando vi algo que chamou minha atenção. Sempre gostei de coisas velhas, destino traçado.


Nas infinidades de títulos me interessei por dois que tinham uma capa incrível! Vários desenhos de pessoas com instrumentos, sorrindo. Apesar do magnetismo inicial acabei pegando O trem da alegria pra ouvir mesmo. Nunca gostei de Xuxa. Ela me dava (e ainda dá) um pouco de medo.


Os anos foram passando, e fui devagar conhecendo um pouco mais sobre música e criando uma identidade própria, ou algo do tipo. Passei pelo rap, rock, pagode, jazz, de volta ao rap, MPB, e diluído nisso tudo, sempre, o samba. Com a modernização e a bendita criação do CD, vovó acabou me dando todo seu acervo, e pude explorar de verdade aquele potencial.


Os discos em questão? Samba no céu e Choro no céu, coletâneas da década de 80, com sambistas e chorões que já haviam falecido. Espetáculo musical de verdade. E assim fui estudando, conhecendo, pesquisando e me apaixonando pelo samba e todo seu universo.


Ataulfo Alves, Pixinguinha, Noel Rosa, Wilson Batista, Ismael Silva, Ciro Monteiro, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, Cartola, Clara Nunes, Vinícius de Moraes, povoaram meu imaginário e ainda me fazem voar pra longe. Sabe aquela história? Pois é, o samba passou a fazer parte.


Sou viciado em música e tenho uma facilidade tremenda para decorar letras, mesmo que as tenha ouvido apenas uma vez. Um dom e uma lástima já que sempre me pego (sem querer, juro) corrigindo cantores no meio da apresentação. Creio que alguns se sentem tremendamente ofendidos mas para outros, vira até um canal de aproximação e uma construção de amizade.


Por que essa introdução? Bem, a partir de hoje passo a intercalar com as crônicas habituais, alguns escritos sobre casas de samba, compositores, interpretes e tudo deste cenário, especificamente em nossa linda Belô.


Mesmo com o receio inicial, creio estar pronto para tal desafio.


As inovações? Bom... Meus amigos sabem como sou um “escritor” compulsivo, entonces, trabalho em mais dois projetos paralelos, de pesquisa e literatura, além de dar aula... Meu tempo sobra.


Teremos então as fotos e ilustrações do meu amigo Luiz Carlos, que só não é mais enrolado do que um novelo de lã, além dos desenhos do Pablo. Sem contar algumas intervenções do jornalista Alexander dos Reis e as idéias e apoio de Adelino Pinheiro, diretamente de Almenara para o mundo!


Coisas novas irão surgindo para deixar este blog com traços mais originais possíveis.

Espero que todos gostem.


Abraços!


p.s Foto de Luiz Carlos, sem título até onde sei... depois passo o site/portifólio dele, ok?

15 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus, com contribuições do Luiz, Pablo, Alexander e ainda por cima do Adelino... vixi, onde esse blog vai parar?
É, meus amigos, durmam com este barulho.

Anônimo disse...

Apareça anônimo!
...mas é, também acho que o Adelino não presta. Hauhauahauh

Anônimo disse...

Boteco é que não falta pra inspirar.
Ninguém sai de Almenara para o mundo!!
Quem é o gato na foto?
Gostei, tá nos favoritos.

Anônimo disse...

A Xuxa é o exu. http://br.geocities.com/jesusvem/xand.htm

Anônimo disse...

Que isso, a Xuxa me educou!! Ela é uma mãe.
O capeta nunca escreveria isso:
"Doce, doce, doce
A vida é um doce
Vida é mel
Que escorre da boca
Feito um doce pedaço do céu".

Anônimo disse...

Que isso Sr.Anônimo, respeite o Adelino, ele é pu-li-ça! Autoridade, meu filho.

TIAGO SÂNZIO disse...

O "gato" da foto é o Pablo! Modelo preferido do Luiz pelo jeito... hehe

MegMarques disse...

Tiago,

além do Cartola e do Ziriguidum, onde tem um bom lugar em BH pra se sambar?

bjos

Anônimo disse...

Pablo? quem é Pablo? esse eu nao conheço...
aqui!!! vc escutava pagode???nunca imaginei, tem um gosto tão aguçado...hohohohho
texto muito bom, quero ler mais coisas!!!
beijoquinhas

Aldrin Iglesias disse...

Quando criança (ou infante, para parecer chique) eu n sentia medo. Eu sentia outra coisa. Mmm... Aí eu cresci e melhorei meu gosto. Rs.

Gostei das novidades prometidas em seu blog. O meu blog vai fazer 2 anos e entrou em nova fase. Fiquei com trauma de mexer nos links, mas vou ter q cuidar disso, pelo visto...

Abraços

Unknown disse...

Esse tema promete...
E é uma felicidade saber (ou seja, ouvir e dançar!) que nossa cidade não vai te deixar sem material!!!
Salveeeeeee!!!!

Anônimo disse...

SE ESSE MOÇOILO É BONITO...
O QUE É FEIO?

Unknown disse...

ae banjão, gostei.
Vou cobrar direitos autorais
rsrsrsrs

TIAGO SÂNZIO disse...

Meg, lhe enviei em teu blog algumas opções!

e vamo que vamo, minha gente.. muito trabalho esta semana!!!

Abraços!!

Anônimo disse...

É Tiago escolheu bem as pessoas. A quadrilha já tá montada e tem até poliça pra livrar a cara dos malandros.

Gostei da ideia de falar sobre musica e lugares, só não entendi o pq do samba se o heavy metal tem a sua cara.