sexta-feira, outubro 24, 2008

O Universo Fantástico da Filosofia de Boteco


Número 1


Domingo, 9:13.


Consegui chegar ao fim. O samba da madrugada, ao que me parece, vai até tarde de verdade. É, se alguém me viu as três da madruga não imaginou que eu alcançaria o raiar do dia. Assim é que penso. Mas passo despercebido, acho que ninguém me viu. Fato mesmo é que consegui ainda chegar em casa. E consegui olhar o relógio.


_ Olha, nove e treze – Mamãe já de pé, sinal de café. Café passado, alegria de bebum virado. Bom dia mamãe, disse, disfarçando a embriaguês (indisfarçável). É que ela fica resignada quando percebe que é difícil a adaptação à lei seca. Okay, não há blitz que dure até o fim do samba da madrugada.

_ Bom dia pra mim, que pra você é boa noite. Precisava chegar tão tarde?

_ Tarde não, tá cedo. Precisar... não precisava, mas é como a senhora diz: “faça o teu melhor.”

_ Nossa, o bêbado piadista.

_ Acho que é “e o equilibrista”, mãe.

_ Acho que é o bêbado idiota, filho.

_ Han?

_ Han nada. Isso é hora?

_ É que me apaixonei pela vocalista da banda e ela só ia parar de tocar as seis e pouco...

_ E aí?

_ Ha, quando marcou seis e pouco eu já tava apaixonado por outra.

_ Tá igual teu irmão. Que só se aquietou quando veio o terceiro filho. Não, tá pior, tá bebendo demais.

_ A senhora que não conhece o Tiago.

_ Meu filho, olhe: você tá no fundo do poço.

_ Andei pensando nisso, mãe. No fundo, o poço não tem fundo. Nunca percebeu mãezoca?

_ Mãezoca?

_ Ô mãe, quem inventou a expressão não pensou que é impossível encontrarmos o fundo do poço. Ora, sempre podemos nos afundar mais.

_ É?! – perguntou, agora com cara de orgulho, de que eu era um filho inteligente. O mesmo olhar afável que recebi quando passei no psicotécnico.

_ Explico, mãe: foi só cruzar o fundo do poço com a lei de Murphy, cheguei a essa conclusão.

_ Entendi. Você cruzou o fundo do poço, atravessou o pé na jaca e acabou de chegar.

_ Em tese, não podemos cruzar o fundo do poço, ele é o ponto final, mamãe. A única forma de descobri-lo seria deixá-lo e não mais voltar nem se aproximar: o que é impossível!, nunca vamos saber se chegaremos a algum lugar pior. A não ser que se inventasse o fundo do fundo do poço, coisa que não creio. Em resumo, fundo do poço é coisa que não há.

_ E na lama, na lama pode, não pode?

_ Na lama... acho que pode, mãe. A senhora conhece o Luiz, é um exemplo...

_ Mas aquele ele ali já tá com o pé-na-cova, não é exemplo para ninguém.

_ Exemplo de lama, mamãe.

_ Pé-na-cova pode?

_ Pé-na-cova pode. Já que é só um pé, você pode colocá-lo e tirá-lo várias vezes...

_ Eu?

_ Digo, o Luiz. Além do que, não há aquela carga, aquele juízo de valor do fundo do poço, não tem problema.

_ Boa noite, menino.

_ Para a senhora, um bom dia!


*********************************


Texto: Alexander Reis

Ilustração: Pablo Leandro


Sexta sim, sexta não, no Buteco BH, em sua Mesa de Bar!

16 comentários:

TIAGO SÂNZIO disse...

Finalmente meus amigos me deram a honra!! Gostei demais do trabalho!!!

Se eu falar você me escuta? disse...

Muito boma

Se eu falar você me escuta? disse...

Desconsidere o comentário de cima...
Muito bom alex! Pode deixar que sexta sim, sexta não estou aqui lendo suas filosofias!
Sucesso!
Cibele.
PS: Parabéns para o ilustrador também!

Filipe Araújo disse...

Mas o fundo do poço começa no início ou no final dele?

Bom diálogo!

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Anônimo disse...

ae banjão, posso postar aqui meus rabiscos?

rs...

Anônimo disse...

HA minino, o q tu escreve fica bom!! Até essa conversa de “bebum” sem-vergonha!! Mas ficou ótimo. Tu tem mto talento e tenho certeza q vai longe. Esses sambas de BH devem ser bons! BJo.

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Não sei pq mas me lembrou de hoje.

Unknown disse...

Olha... se houvesse fundo do poço, com certeza ele estaria bem próximo das redações de jornais impressos que não descobriram o potencial desse rapaz, que vagueia entre Guimarães Rosa e Mário Quintana (tá, com um pouco do Veríssimo também) --- Agora pazes totais!---

Quero conhecer mais sobre esse personagem e quero rir com ele às sextas-feiras. (não todas, infelizmente, já que ele é quinzenal)Fora que se bebesse com tamanha frequencia ele morreria rapidamente vítima de uma cirrose. VIDA LONGA AO BEBUM!

Anônimo disse...

ô Bel, o pagamento pelo comentário será feito em até 10 dias, através de depósito em conta.

Danilo Damasceno disse...

Muito bom, pode guardar meu lugar na mesa!Abração

Pitacos do Bodaum

O quadro Acontecia esta no ar trazendo uma polemica das boas, passe por lá e comente!

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Venúncia disse...

very good essa filosofia! o fundo do fundo do fundo do poço, isto é um princípio metafísico...eureka

TIAGO SÂNZIO disse...

e o fim de semana tá acabando...

valeu Pablo! Gradei demais do desenho e pode ter certeza que todo mundo gostou!

Leque, as idéias pipocando! Vamos colocar logo em prática!

Abraços!

Unknown disse...

Até eu que não bebo vivo tendo esse tipo de diálogo ao chegar em casa nas lindas manhãs de domingo...
Esse texto realmente abrange vários aspectos - sutis, escrachados, corriqueiros, inesperados - pertencentes à boa filosofia de boteco.
Parabéns!!! Adoreeeeei!!!

Anônimo disse...

Meninas, Senhores,
Pablo e eu ficamos gratos aos velhos frequentadores desse buteco que tão bem nos recebeu. Belzinha, Cibele e tantos colegas, além de agradecer, convido: voltem sempre, pra nos acompanhar, pra acompanhar o titular do blog!
Abraço geral!

Anônimo disse...

Concordo com a Belbel e ainda dispenso o pagamento (rs rs). Desde mensagens de celular, passando por cartões de páscoa e o escambal, tudo que vira texto vindo da mente desse tal Alexander dos Reis é de poesia e qualidade indiscutíveis.
Sobre a pontuação sou até suspeita pra falar, parece que estou ouvindo sua voz, vendo você contar essa lorota, digo, história! rs rs
Admiradora, sempre! E futura fiel leitora. Sexta sim, sexta não!

Parabéns também pro bicho do mato (era isso??) pelo desenho! Bacana demais Pablo!

Beijos queridos!

Unknown disse...

Novidade boa te ler...
Mas teu talento indiscutível já é notícia velha...
Abraço de urso...