segunda-feira, junho 01, 2009

Monólogo



Normalmente, é a parte que nos cabe deste latifúndio. Sem esquecer, é claro, da monocultura ou da famigerada escravidão.


Não entendeu? Explico: Sendo homem ou mulher, nem pobre, nem rico. Morando de aluguel em algum lugar de um bairro periférico. Subemprego, cheio de dívidas. Semanas que não come um bife descente. Apenas o PF da Dona Maria.


Nem assisti mais televisão. Economia? Política? Sem chance. Talvez o pedaço de uma novela, quando chega em casa, cansado... Um tablóide qualquer (de 25 centavos) dita suas preferências, coitado. No rádio, a estação de sempre. Com as notícias de sempre. Única notícia boa é o tempo. Este ao menos muda.


No entanto, chega o fim de semana! Ah como é bom! Happpy hour na sexta com os amigos. Acordar cedo e com disposição no sábado. Vai pro buteco mais próximo e bebe, bebe e bebe... Até o fim da tarde, quando finalmente começa a farra!


Aí tem aquele banho demorado, uma caprichada na colônia e pronto! Vamos pra caça, meu rapaz. Tem a grana da entrada num tem? Já é alguma coisa... Se pintar uma gata já sabe o que fazer, sem pressa, sem ansiedade, sem falar em dinheiro, ok? Nada mais broxante, para ambos, no caso. Seja você mesmo... Ou não...


Teve bom o pagode. Uma saideira no buteco para garantir. Prepare-se pra ressaca domingueira. Sinta-se prazeroso e sereno. Seu time joga, fique atento. E tem também que passar na casa da mãe, visitar o pai que está doente e ver aquela vizinha que um dia pensou em se casar com você. Tesãozinho hoje em dia e nem te cumprimenta mais.


Aí acabou. Por que chega a segunda. Pelo menos seu time ganhou, alegria, alegria. Uma média pra acordar e pronto. Batente lento, pensamentos pecaminosos com a moça da recepção.


Vida feliz. A parte que lhe cabe deste horrendo latifúndio. Produza mais, pra escapar da monocultura que tanto lhe apetece. Liberte-se e grite, para enfim se livrar da escravidão. Porque já é sexta feita, meu caro.


Não entendeu? Explico... Somos a sombra eterna do próprio cotidiano. Sendo homem ou mulher, pobre ou rico. Decida-se e voe. Asas foram feitas pra isso, ouviu? Nunca se esqueça, nunca se esqueça.


************************************

e sexta feira tem a volta de Alexander e Pablo com crônica e desenho novinhos em folha!

é só esperar pra ver!

abraços!

13 comentários:

Danton K disse...

Meu time (Gremio) perdeu, mas tirando isto está idêntico, hehe. belo texto. descreve bem uma rotina que as vezes nao percebemos, mas é a nossa vida

Anônimo disse...

Infelizmente você descreveu a rotina de grande parte do povo brasileiro.
Um abraço!

Maíra Charken disse...

Ai, que saudades dessa rotina...

Parabéns pelo blog!

www.mairaempalavras.blogspot.com

Beijooooooooooo

Nanah disse...

Seu time ganhou?? Porque, o nosso time tomou de 3 a 0 do São Paulo, logo não tem nada que comemorar. A situação é pior do que pensávamos.. Rs..!Mas não fica assim não.. Calma, porque depois Piora. Rs.. Beijos, Ti!

Groo disse...

Oi!

Mas é com esses pequenos instântaneos, essas pequenas alegrias...que podem ser tristezas na semana que vem, para depois voltarem a serem alegrias (por exemoplo, o time)...

Usamos algumas muletas, e estas são tão necessárias às vezes enquanto não criamos asas!

abs!

Welder Campos disse...

Opa obrigado pelo comentario, é professor de q?? Bem, em pouco tempo serei um tbm faço Geografia...
Teu blog ta bem legal gostei, volte mais vezes no meu.. te mais abraços

TIAGO SÂNZIO disse...

ô pretinha... o personagem é fictício... rs... e dia 17 tem a desforra, esquenta não! beijo!

Welder! sou professor de história! voltarei no seu blog sim! abs!

Lu Estevam disse...

Bom dia, Tiago!

A Clarice Lispector escreveu que: "O que me mata é o cotidiano. Eu queria só exceções."

Na verdade, Clarice, como tantas pessoas, parece mais paciente (ou impaciente!) do que agente perante os acontecimentos ao seu redor. Sentir-se sombra de seu próprio cotidiano depende da forma como esta realidade diária é lida!

Sim! Depende da sua "lida": a forma como se "lê", se descobre, e como se "trabalha", se transforma, se inventa a própria vida todos os dias!

Um abraço do Lu Estevam, grande Tiago!

Unknown disse...

Conheço essa rotina de sexta a domingo... o cara é phodaaaaaaa tbm. rsrs hehe hihihi
Beijos

Ana Paula Santos disse...

Salve Sanzio
Só vc mesmo pra dedilhar a rotina nossa de cada dia.
Tá escrevendo cada vez melhor, sinto que a cada linha... parece que estamos trocando idéia pessoalmente.
Beijos

MiCheLe BrAgAnÇA disse...

Ei Banjo,

Cada vez mais, uma delícia de ler...

Vi o meu reflexo no seu texto, como se fosse um espelho na minha frente...

beijos

TIAGO SÂNZIO disse...

Valeu Lu! Sempre enriquecendo os comentários!

Ô Flávia... quem é esse sujeito? Me conta depois... rs

Mi..Só agradecer a presença sempre né...

beijo!!!

Letícia Brito disse...

Ícaro morreu, mas antes ele voou...

A intensidade tem um preço alto.

O cotidiano tem outro, similar.

É uma escolha!

Beijos